Denatran – Consultas, Multas, Resoluções, Consulta Veículo

Oi, pessoal! Quero fazer um artigo esclarecendo mais a respeito de Denatran, Contran, Detran, são nomes que eu nunca imaginei que fosse ouvir de novo, apenas escutei na auto escola, onde tinha que saber quais as siglas de cada, para fazer a prova teórica, e depois disso, dei tchau pra essas siglas e peguei minha habilitação.

Porém a uns dias atrás recebi uma multa, na qual eu não estava lembrado se tinha feito aquele percurso, então fui procurar saber onde poderia recorrer, e verificar se estava certo. Eis que não sabia onde ir, então atente-se para as explicações:

Contran – Conselho Nacional de Trânsito, é o órgão máximo, consultivo e que coordena toda a política nacional de transito, este departamento é quem estabelece as normas de tráfego, gerenciar como as autoescolas lidam com a aprendizagem, as habilitações, expedir os documentos para os condutores, e monitorar os licenciamentos dos veículos.

😀

Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, é o extremo do executivo em relação a órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Cumprir a legislação de trânsito e executar normas e diretrizes que são estabelecidas pelo Contran é um dos principais objetivos.

Detran – Departamento Estadual de Trânsito, este é o mais popular entre os órgãos que monitoram o trânsito, é o departamento máximo executivo entre os estados e Distrito Federal. A função dele é avaliar a capacidade física, psicológica, e mental dos candidatos que desejam obter ou renovar a CNH, além da responsabilidade de credenciar os fabricantes de placas de targetas no estado em que está localizado.

Consultas

As consultas no Denatran podem ser feitas por meio do Portal de Serviços Denatran, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados.  Para o acesso aos serviços, é obrigatório criar um usuário no site. Cada usuário pode fazer cinco consultas por dia. Veja quais são:

Consultar Veículos, a partir do código Renavam, placa, CPF ou CNPJ é possível verificar várias informações sobre o veículo.

Consultar Recall, a partir do número do chassi é possível saber se a montadora do seu veículo fez um recall para aquele modelo.

Validar CNH, inserindo CPF, ou número de identificação da CNH é capaz de saber se o documento é verdadeiro ou não.

Verificar se a CRV, é possível verificar se o certificado de registro de veículo é falso ou não.

Multas

Pois bem, foi no Denatran que entrei para verificar multas, e saber a procedência da que recebi. Lá é possível fazer essa pesquisa. Lembre-se pagamentos de multas é uma das exigências para conseguir o licenciamento do veículo.

Resoluções

No Denatram, todo tipo de resolução é feito em relação a Habilitação, Veículo, Recall. Pesquisas por instituições técnicas e licenciadas, laudos e vistorias, e muito mais.

😀

Consulta Veículo

Duas consultas podem ser feitas em relação aos veículos:

Recall – saber se o veículo teve algum problema na montadora e que precisa de manutenção para não acarretar futuros problemas – este pode ser consultado por meio do chassi do veículo.

Validação de CRV – que nada mais é do que o recibo do carro, quando um é vendido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply