Denatran – Consultas, Multas, Resoluções, Consulta Veículo

Oi, pessoal! Quero fazer um artigo esclarecendo mais a respeito de Denatran, Contran, Detran, são nomes que eu nunca imaginei que fosse ouvir de novo, apenas escutei na auto escola, onde tinha que saber quais as siglas de cada, para fazer a prova teórica, e depois disso, dei tchau pra essas siglas e peguei minha habilitação.

Porém a uns dias atrás recebi uma multa, na qual eu não estava lembrado se tinha feito aquele percurso, então fui procurar saber onde poderia recorrer, e verificar se estava certo. Eis que não sabia onde ir, então atente-se para as explicações:

 

Denatran

Departamento Nacional de Trânsito, é o extremo do executivo em relação a órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Cumprir a legislação de trânsito e executar normas e diretrizes que são estabelecidas pelo Contran é um dos principais objetivos.

Contran

Conselho Nacional de Trânsito, é o órgão máximo, consultivo e que coordena toda a política nacional de transito, este departamento é quem estabelece as normas de tráfego, gerenciar como as autoescolas lidam com a aprendizagem, as habilitações, expedir os documentos para os condutores, e monitorar os licenciamentos dos veículos.

Detran

Departamento Estadual de Trânsito, este é o mais popular entre os órgãos que monitoram o trânsito, é o departamento máximo executivo entre os estados e Distrito Federal. A função dele é avaliar a capacidade física, psicológica, e mental dos candidatos que desejam obter ou renovar a CNH, além da responsabilidade de credenciar os fabricantes de placas de tarjetas no estado em que está localizado.

Consultas

As consultas no podem ser feitas por meio do Portal de Serviços Denatran, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados.  Para o acesso aos serviços, é obrigatório criar um usuário no site. Cada usuário pode fazer cinco consultas por dia. Veja quais são:

  • Consultar Veículos, a partir do código Renavam, placa, CPF ou CNPJ é possível verificar várias informações sobre o veículo.
  • Consultar Recall, a partir do número do chassi é possível saber se a montadora do seu veículo fez um recall para aquele modelo.
  • Validar CNH, inserindo CPF, ou número de identificação da CNH é capaz de saber se o documento é verdadeiro ou não.
  • Verificar se a CRV, é possível verificar se o certificado de registro de veículo é falso ou não.

 

Cadastro

O acesso às consultas são apenas permitidos para usuários cadastrados. Tem que fazer sua identificação no site. Cada usuário tem direito a cinco consultas diárias. Caso ainda não tenha feito sua conta, vou ensinar como.

Para ajudar você que quer fazer seu cadastro na página do Denatran, preste atenção na etapas que vou citar. Este esquema irá facilitar seu cadastro.

1 – Cadastro

Acesse o Portal de Serviços Denatran. Para quem for fazer pela primeira vez seu cadastro, essa é a página oficial do órgão executivo do Detran. Aqui se encontra todas as informações relacionadas os Denatran, e suas funções. Para iniciar sua inscrição, clique em “Cadastro”, ele fica posicionado no menu, do lado esquerdo da tela.

2 – Formulário

Quando clicar em “Cadastro”, ele te levará para uma página com um formulário. Aqui você preenche com os seus dados. Existem informações que são obrigatórias, mas nada de diferente que o habitual. Informações como, seu nome completo, data de nascimento, e-mail, CPF. No final escolha sua senha e confirme seu cadastro.

Modelo de Formulário no site do Denatran

Modelo de Formulário no site do Denatran

3 – Sua Conta

O Denatran irá te mandar um e-mail de confirmação. Acesse sua caixa de entrada, e abra o link recebido. Para confirmar sua conta volte para o Portal de Serviços Denatran, e continue seu cadastro.

4 – Faça o Login

Quando voltar na página do formulário, clique em “Login”. Insira o seu CPF e a senha que acabou de criar e clique em “Entrar”.

5 – Acesso as Informações

Agora você já está cadastrado, e está liberado para fazer sua consulta relacionado ao seu veículo. À esquerda, se encontra esse botão. Dessa vez acesse a parte escrita “Veículos”. Para conferir os resultados, você deverá inserir o código Renavam (que consta no CRV e CRLV), a placa e o CPF do proprietário. Você até consegue consultar carro de terceiros. Se tiver os dados necessários.

 

Consulta CNH

Depois de você ter o seu cadastro feito terá a possibilidade de fazer muitas mais pesquisas relacionadas a sua CNH. Poderá ver os pontos que a sua CNH acarreta, pesquisa de débitos e restrições. Solicitação de recursos, até agendamento.

Para quem ainda não possui a sua habilitação tem a possibilidade de fazer simulado de provas oficial do Detram. Outras duvidas como regularizar, a CNH, se defender contra multas, como agir estando cassado ou suspenso. Além do novo recurso da visualizar a nova CNH digital.

 

Multas

Novos valores de Multas

Novos valores de Multas

Pois bem, foi no Denatran que entrei para verificar multas, e saber a procedência da que recebi. Lá é possível fazer essa pesquisa. Lembre-se pagamentos de multas é uma das exigências para conseguir o licenciamento do veículo.

 

Resoluções

No Denatram, todo tipo de resolução é feito em relação a Habilitação, Veículo, Recall. Pesquisas por instituições técnicas e licenciadas, laudos e vistorias, e muito mais.

 

Veículos

Em dezembro de 2017, o Denatran decretado que a cada dois anos deve haver inspeção obrigatórias em todos os veículos automotor que estão em uso. A nova norma visa que o transito seja mais seguro, afim de evitar acidentes causados por falta de manutenção do proprietário.

Outra regulamentação, dita ao controle da emissão de gases poluentes eliminados pelo escapamento, e a redução de ruídos também se aplicam na operação.

O Detran de cada estado ficará responsável pelo cronograma de inspeção dos veículos. A operação deve começar a agir em vigor, a partir de 31 de dezembro de 2019.

 

Consulta Veículo

Duas consultas podem ser feitas em relação aos veículos:

Recall → Saber se o veículo teve algum problema na montadora e que precisa de manutenção para não acarretar futuros problemas – este pode ser consultado por meio do chassi do veículo.

Validação de CRV → Que nada mais é do que o recibo do carro, quando um é vendido.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 4,25 out of 5)
Loading...

Leave a Reply