Balada Segura → Lei Seca → Blitz [Saiba Tudo Que Precisa]

Você já ouviu falar de Balada Segura? Não? Então agora é a hora! Pois bem, a Balada Segura é uma operação que foi estabelecida no Rio Grande do Sul, em 30 de março de 2012, pela Lei 13.963. Ela fiscaliza os motoristas, garantindo o cumprimento da Lei Seca. A Balada Segura faz parte das ações do governo do Estado para a medida “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.

 

Lei Seca

Lei Seca, atualmente, a embriaguez é uma das principais causas de acidente. Por esta questão, a Lei Seca (Lei 11.705, de 2018) é tão rigorosa. Ela é efetivada em blitzes, na Balada Segura, através de bafômetros, e a quantidade de álcool permitida é perto de zero, portanto qualquer descuido pode ser considerado uma infração. Não devemos ignorar o fato de que as blitzes garantem a segurança no trânsito e diminuem a quantidade de pessoas, que embriagadas, se arriscam no volante. A multa da Lei Seca é de R$2934,70 e, se necessário, as autoridades podem apreender a carteira de habilitação e o veículo. A Lei Seca também proíbe a venda e distribuição de bebidas alcoólicas em rodovias.

Blitz

O DETRAN- RS (departamento estadual de trânsito) se encarrega pelas blitzes, que fiscalizam e multam quem estiver dirigindo alcoolizado. As blitzes também podem ser feitas pela Polícia Federal, e, geralmente, elas acontecem em lugares próximos a casas noturnas e bares. A cada 100 motoristas que são abordados em blitzes da Balada Segura, 8 são multados por dirigirem alcoolizados.

Objetivo

Sua função primordial é preservar vidas e conscientizar as pessoas, para que assim aconteça uma mudança comportamental, é combater a violência no trânsito e reduzir pela metade o número de mortos até 2020.

Faça a sua parte! Quando você for sair para se divertir e beber, é crucial que você use outros modos de locomoção, como táxis e transportes públicos. O álcool provoca alterações no nosso organismo, prejudica a coordenação motora e diminui os nossos reflexos. E isso são coisas que nos impedem de dirigir com precisão. No momento em que você está alcoolizado, qualquer freada ou acelerada faz uma diferença enorme na direção, e pode mudar todo o rumo. Não dirija alcoolizado! Essa é uma medida que protege não só a sua vida, mas também a vida de outras pessoas que você coloca em risco.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply